O esquecimento…

Renan Lacerda
5 min readJun 7, 2020

Não sei você, mas eu não gosto de esquecer de algo. Vira e mexe eu acabo me esquecendo de uma informação que acabei de ler, ou às vezes guardo algum item e na hora que preciso dele, cadê ele??

Sério, nada me deixa mais bravo do que isso: esquecer.

Mas o ponto que quero falar aqui é sobre o esquecimento que nos leva ao declínio. Como assim, Renan?!

Muitas vezes o fato de não lembrarmos de algo nos induz a termos uma ação de ignorância.

Quem nunca ouviu histórias de homens que esquecem que são pais. Em muitos casos, esses homens fazem de “tudo” para seus filhos, compram os melhores brinquedos, o vídeo game da última geração, o Iphone 11. Pagam as melhores escolas, pagam as melhores cuidadoras. Enfiam goela a baixo desenhos do Youtube, filmes no Netflix, tudo para deixar os filhos “bem”.

Acham que estão presentes na vida dos filhos, mas ESQUECEM do principal: de estarem presentes nas vidas dos filhos. Infelizmente esse fato que relatei é muito comum hoje em dia.

E os casais que sobem no altar, diante de inúmeras testemunhas, fazem os votos de “na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, e depois de algum tempo se ESQUECEM dos votos, dos momentos bons e acabam partindo para o divórcio.

Essa realidade é frequente e traz muitos malefícios para ambos e para quem tem filhos, mais ainda!

Nos esquecemos das regras do trânsito e muitas vezes colocamos nossas vidas e de outras pessoas em risco.

Muitos esquecem a honestidade, o respeito, o amor.

Outro tipo de esquecimento que é péssimo e esse você vai gritar concordando comigo. Durante as campanhas eleitorais os políticos fazem muitas, mais muitas promessas. Quando ganham as eleições o que geralmente acontece? Não preciso escrever, né?

São muitos os esquecimentos que levam o homem ao declínio. Mas tem um esquecimento que para mim é o responsável de todos os esquecimentos acima e os que não citei.

Muitos se ESQUECERAM de DEUS.

Deus é o nosso Pai, o criador de tudo que existe. Por meio Dele nós fomos criados para sermos amáveis, generosos, justos, honestos, inteligentes, felizes, humildes, mansos, entre outros adjetivos que qualificam a obra prima que Deus fez pelas Suas próprias mãos, o homem!

Nós somos o melhor da criação de Deus, fomos feitos a Sua imagem e semelhança (Gêneses 1.26).

A pergunta que muitos fazem: se fomos feitos por Deus a Sua imagem e semelhança por que fazemos coisas ruins?

A resposta é simples. Tudo de ruim que a humanidade fez e faz é por causa do pecado! Desde que Adão e Eva pecaram no jardim do Éden, a natureza humana foi contaminada pelo pecado (Romanos 3.23–24).

Todo ser humano nasce “contaminado” e peca, desde criança. Basta você analisar o comportamento de uma criança. Veja o quão egoísta ela é desde pequena, veja o quão ela é desrespeitosa as ordens dos pais desde pequena.

Eu tenho uma história real sobre a maldade que está em nós e que refletem nas crianças. Eu tinha um pequeno aquário com 2 peixinhos betta que ficavam no meu quarto. Estava tendo uma festa em casa e tinha muitas crianças, filhas dos convidados. Eu levei 2 crianças para ver os peixinhos e dar comida para eles. Elas estavam dando a comidinha e de repente uma enfiou a mão dentro do aquário e queria esmagar o peixe. Ela disse” eu vou matar esse peixinho”. Eu não deixei que ela pegasse o peixe e expliquei que ela não poderia fazer aquilo.

Resolvi contar esse fato para você para mostrar que somos capazes de fazer coisas horríveis.

Mas como eu disse, temos um Deus que é Pai, que nos ama, e Ele teve um plano perfeito para todos nós. Plano este que nos transforma em pessoas melhores, pessoas que refletem a Ele.

O plano perfeito foi Jesus, que fez tudo perfeitamente. Com a Sua morte e ressurreição, Jesus resolveu 2 problemas, o pecado e o diabo. Ambos foram vencidos.

Quem crer em Jesus Cristo como seu salvador está perdoado de seus pecados e recebe uma nova natureza, a natureza de Deus.

Efésios 1. 7–8 “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento”.

Quando professamos a nossa fé em Jesus Cristo recebemos o Espírito Santo de Deus.

1 Coríntios 6.19 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos”?

O Espírito Santo de Deus habita em quem aceita Jesus Cristo como seu salvador! Isso é muito poderoso. E quando temos o Espírito Santo recebemos muitos atributos de Deus, como está escrito em Gálatas 5.22–23, “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Meu amigo, mesmo em meio ao caos é possível ter paz e alegria. Em um mundo perverso você pode ser luz, é possível. Amar é possível!

A grande pergunta que te faço é: você quer esse Deus que é amor, esse Deus que é real? Se sim, faça essa oração:

Meu Pai e meu Deus, eu entrego a minha vida em suas poderosas mãos. Eu creio que Jesus Cristo é meu salvador. Pai, eu quero receber o seu Santo Espírito e ser transformado para honrar e glorificar seu nome. Muda-me Pai em nome de Jesus, amém.

Nunca se esqueça: Deus te ama muito.

João 3.16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Por Renan Lacerda =))

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Contato: renanlacerdadacosta@gmail.com

Instagram: @ renanlacerda36

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Caso queira ter acesso a outros textos, é só clicar no nome ou foto do meu perfil. Você também pode me acompanhar/seguir nesta plataforma de leitores e escritores. Se ainda não estiver inscrito no Medium, é fácil se cadastrar com sua conta do Facebook ou de e-mail.

Que Deus te abençoe!

+

--

--

Renan Lacerda

Transformando pequenos momentos em grandes experiências.