Jesus nos representou na cruz

Renan Lacerda
4 min readJan 22, 2021

--

Fonte: Bas Uterwijk

Adão foi o primeiro homem criado por Deus. E como tudo o que Deus fez e faz é bom, a raça humana era perfeita, contudo, Gênesis mostra o pecado que o casal cometeu, com isso, a raça humana que é descendente do casal Adão e Eva está como o DNA corrompido desde o primeiro pecado do casal.

Quando falo DNA é uma forma de dizer que todos os seres humanos nascem tendenciosos para pecar. Em Romano 3.10–11, Paulo explica isso muito bem e enfatiza que “não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus”.

Diante do grande problema causado pelo casal, coube a Santíssima Trindade resolver o problema. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo decidiram salvar a raça humana, os teólogos chamam esse projeto de plano da salvação.

O descritivo simples desse maravilhoso projeto é assim:

1º Deus Pai enviou o Deus Filho encarnado para a terra.

2º O Deus Filho recebeu um nome: Jesus. Ele foi o protótipo perfeito, sem pecados, obediente, cumpridor da sua missão. A missão de Jesus foi pagar pelos pecados de todos os seres humanos. Ele levou a punição do Deus Pai pelas nossas transgressões. Jesus pagou pelos pecados das pessoas que viveram antes Dele vir ao mundo, das pessoas que estavam vivas durante a sua vida terrena e pelas pessoas que iriam nascer após a sua morte e ressureição.

3º O Deus Espírito Santo está dando continuidade no plano da salvação atualmente na terra por meio da igreja.

Entende-se igreja como a família de Deus, um conjunto de pessoas que reconheceram que eram pecadoras e que necessitavam da salvação mediante ao sacrifício de Jesus. Essas pessoas pela fé creram e creem em Jesus Cristo e seguem fazendo o que Ele pediu para fazermos por meio do Espírito Santo.

Vale lembrar que resumi de forma bem básica o plano de Deus descrito na Bíblia para salvar a humanidade. Por isso, sugiro que leia e medite na Bíblia, pois esse texto é muito simplório perto da grandiosa revelação escrita de Deus, a Bíblia.

Diante dessas informações a pergunta é: por que Jesus sendo Deus desde a eternidade teve que encarnar como humano para salvar a humanidade? Bem, as respostas para essa pergunta estão na Bíblia. Vou abordar uma das respostas que ela traz.

Romanos 5.17–19 diz: Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

De acordo com esse texto Jesus foi homem para exercer a obediência representativa, visto que o homem Adão não foi capaz de ser obediente e pelo seu pecado corrompeu toda a raça humana. O homem Jesus foi perfeito em tudo e graças ao seu sacrifício, hoje quem crê Nele de todo o coração tem seus pecados perdoados, está livre da irá vindoura de Deus e tem a vida eterna.

Somente humanos e demônios estão condenados pelos pecados.

Jesus encarnou como homem para representar a criação humana na cruz.

Jesus nos representou na cruz!

Obrigado Jesus pela sua prova de amor e por sofrer a irá do Pai em meu lugar.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16.

Por Renan Lacerda =))

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Contato: renanlacerdadacosta@gmail.com

Instagram: @ renanlacerda36

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Caso queira ter acesso a outros textos, é só clicar no nome ou foto do meu perfil. Você também pode me acompanhar/seguir nesta plataforma de leitores e escritores. Se ainda não estiver inscrito no Medium, é fácil se cadastrar com sua conta do Facebook ou de e-mail.

Que Deus te abençoe!

+

--

--

Renan Lacerda

Transformando pequenos momentos em grandes experiências.