Boa nutrição mental é fundamental

Renan Lacerda
5 min readMay 11, 2020

Todos nós sabemos que as vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. O consumo adequado dos micronutrientes ajuda a regular enzimas e hormônios, além de participarem da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Também sabemos que para vivermos melhor, para termos mais saúde, devemos ter boa alimentação, rica em nutrientes, sem açúcar, pouca gordura, etc.

Quero deixar claro que esse texto não se trata de um artigo científico nutricional. Usei a abordagem do assunto para descrever outro tipo de nutrição. Quero falar com você sobre a nutrição mental.

Pare, pense e reflita: atualmente, como você tem nutrido a sua mente?

Napoleon Hill, escritor americano, influente na área de realização pessoal, disse que: “Poderosa e grande é a mente humana! Pode construir e pode destruir”.

Forte essa citação, não acha? Segundo o escritor, o poder de construir e destruir está dentro de você.

Iae, concorda???

O cérebro humano é extraordinário! Cheio de curiosidades e mistérios, ele pode fazer com que realizemos feitos nunca imaginados. Assim, da mesma forma que ele tem a capacidade de nos elevar, se não o “alimentarmos” bem, ele pode construir armadilhas capazes de nos paralisar, nos impedindo de agir em prol de nossos sonhos e objetivos. É devido a esses motivos que a boa nutrição mental é fundamental.

Continue comigo nesse texto, irei abordar alguns ingredientes do cardápio nutricional mental que nossa sociedade está se alimentando, nos quais se não filtrarmos, os considero maléfico para a nossa saúde mental.

Primeiro item do cardápio é a música. Como assim??? Música é tudo de bom, Renan! Música me relaxa, me traz emoções e bons pensamentos. Tudo isso é verdade, concordo com você my friend!!! Eu amo música, escuto diariamente. Na verdade, sou movido por música.

Aqui, a intenção não é difamar pessoas ou meios de comunicação. Estou propondo fazermos uma reflexão sobre a qualidade do que estão servindo para nós.

Tem alguns tipos de músicas ruins, com letras altamente depreciativas, que não agregam em nada, na qual cantamos sem analisarmos as letras das “músicas”. Basta prestarmos atenção e veremos quantas “groselhas” estamos cantando.

Eu enxergo a música como uma oportunidade de levar alegria, boas ideias e acima de tudo potencializar o desenvolvimento das pessoas. Qualquer coisa ao contrário disso, para mim, não é legal.

Concorda comigo?

Segundo item do cardápio são as novelas. Eu nunca assisti uma novela (eu era noveleiro, hoje não assisto mais) que mostrasse algo bom. Sério mesmo! Era só desgraça e acredito que hoje deve ser pior. Eu tenho a impressão de que as novelas foram feitas para manipular as pessoas.

Pense em alguma novela que assistiu ou que está assistindo e veja se a ideia central que a novela traz é boa. Aposto que não!

Terceiro item do cardápio são as séries. Grande parte das pessoas gostam de assistir séries, e eu também! O que quero refletir é sobre a qualidade da informação que estamos consumindo nesse item do cardápio. Estamos assistindo algo que nos ensine, que potencialize os nossos sonhos?

O que assistimos é fundamental para nosso desenvolvimento mental, lembre-se disso!

Quarto item do cardápio são os livros. Primeiro quero dizer que eu amo livros. O que estou pontuando aqui para você é sobre a qualidade do que estamos lendo. Será que a nossa leitura tem nos ajudado a nutrir a nossa mente?

Agora estou curioso para saber de você, antes de iniciar uma leitura, você busca referências sobre o autor?

Quinto item do cardápio são as redes sociais. As pessoas que você segue em suas redes sociais postam conteúdos legais, inspiradores, que faz você se sentir melhor?

Se sim, dê like! Se não, dislike já!

Eu acredito muito que pessoas influenciam pessoas. Por isso, devemos ficar atentos a quem estamos seguindo.

Sexto item do cardápio é a religião. Saia desses sistemas de crenças manipuladoras que fazem das pessoas marionetes. As religiões cegam as pessoas!

Contra a dieta destrutiva das religiões, Deus enviou o maior e melhor alimento: Jesus Cristo. Ele é o antidoto para as religiões.

Quero deixar bem claro que a minha intenção com este texto é fazer você refletir sobre a qualidade de TODAS as informações que temos disponível.

Eu espero do fundo do meu coração que você absorva informações que farão bem para você e todos ao seu redor.

Para selecionar o que eu ingiro, desenvolvi algumas perguntas que servem de filtros. Vou as pontuar aqui, caso queira utilizá-las, fique à vontade.

1- O que vou ler, ouvir ou assistir estão de acordo com o que eu acredito (ética e moral)?

2- O que vou ler, ouvir ou assistir são conteúdos de pessoas confiáveis que produzem ou produziram algo bom para a sociedade?

3- O que vou ler, ouvir ou assistir são conteúdos que me ajudarão a atingir meus propósitos?

Ahhh, falando em propósito, escrevi um artigo sobre propósito bem legal, sugiro que leia.

Essas três perguntas fazem parte do meu dia a dia e me ajudam a equilibrar a qualidade do que estou nutrindo a minha mente.

Um homem que admiro muito é o doutor Augusto Cury. Ele é um psiquiatra, professor e escritor brasileiro. Cury disse uma frase que marcou a minha vida e levo essa frase comigo, ele disse: “Nada é tão perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações”.

Eu concordo com ele!

Por Renan Lacerda =))

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Contato: renanlacerdadacosta@gmail.com

Instagram: @ renanlacerda36

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Caso queira ter acesso a outros textos, é só clicar no nome ou foto do meu perfil. Você também pode me acompanhar/seguir nesta plataforma de leitores e escritores. Se ainda não estiver inscrito no Medium, é fácil se cadastrar com sua conta do Facebook ou de e-mail.

Que Deus te abençoe!

+

--

--

Renan Lacerda

Transformando pequenos momentos em grandes experiências.